Cebrapaz vai criar Associação de Amizade do Brasil com o Vietnã

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e a Associação Vietnamita de Cooperação e Amizade com o Brasil anunciaram nesta quarta-feira (22) um acordo de realização de atividades conjuntas de solidariedade e culturais. As iniciativas começam com a criação pelo Cebrapaz da Associação de Amizade Brasil-Vietnã.

O acordo foi feito durante a visita de uma delegação vietnamita chefiada por Nguyen Van Lang, vice-ministro de Ciência e Tecnologia e dirigente da Associação de Amizade Vietnã-Brasil. Da delegação faziam parte também Nguyen Van Lieu, vice-diretor geral do Ministério da Ciência e Tecnologia e Nguyen Van Huyn, ex-embaixador do Vietnã no Brasil e também membro da direção da Associação de Amizade com o Brasil. Van Huyn visita o Brasil a convite do Cebrapaz e participou da Conferência Internacional “A Integração Latino-Americana e a Luta pela Paz”, na qual apresentou uma intervenção em nome do Conselho Vietnamita pela Paz.

Van Lang se mostrou otimista com o desenvolvimento das relações de cooperação e amizade com o Brasil. Destacou o impacto político da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu país e da visita ao Brasil do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, além do presidente da República e do presidente da Assembleia Nacional (parlamento) vietnamita, também durante o mandato do ex-presidente Lula.

Para Van Lang, a cooperação nas áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia é fundamental para o incremento dessas relações. Ele informou sobre a assinatura do acordo geral de cooperação técnica entre o Brasil e o Vietnã.

Falando português

O dirigente vietnamita valorizou o aprendizado da língua portuguesa no Vietnã. Atualmente, cerca de cem vietnamitas falam o português. Até finais de 2012 será publicado o Dicionário Vietnamita-Português e a Universidade Hanói, onde já funciona um departamento dedicado ao ensino de português tomará medidas para que nos próximos anos o número de lusófonos no Vietnã passe de mil.

O vice-ministro agradeceu a hospitalidade do Cebrapaz, que é “uma organização social amiga do povo vietnamita, um intérprete dos melhores sentimentos de amizade do povo brasileiro que foi solidário conosco em tempos de guerra e agora continua sendo em tempos de paz, como demonstram as ações do Cebrapaz.”

 A presidente do Cebrapaz, que recebeu a delegação vietnamita acompanhada dos diretores da entidade José Reinaldo Carvalho, Rubens Diniz e Denis Veiga, ao agradecer e dar as boas-vindas à delegação vietnamita, disse que “o povo brasileiro respeita e admira o povo vietnamita, pelo seu valor, por ter mostrado ao mundo e a todos os amantes da paz que é possível derrotar o país mais armado do planeta, o imperialismo estadunidense”.

A dirigente brasileira, que é também presidente do Conselho Mundial da Paz, disse que o povo vietnamita mostra seu valor também hoje, em tempos de paz, “com seu empreendedorismo, capacidade de trabalho e ímpeto para desenvolver o país econômica e socialmente”. Ela destacou que o Conselho Vietnamita pela Paz é um dos esteios mais importantes do Conselho Mundial da Paz.

Da redação do Cebrapaz

Deixe uma resposta