Entidades repudiam adiamento de Conferência sobre desarmamento; participe do abaixo-assinado

Nós, cidadãos do mundo abaixo-assinados, estamos profundamente indignados com a decisão dos convocadores de adiarem por tempo indeterminado a Conferência para o Estabelecimento de uma Zona Livre de Armas Nucleares e outras Armas de Destruição em Massa no Oriente Médio, agendada para 15-17 de dezembro de 2012 em Helsinki, Finlândia.

Devido à existência de armas de destruição em massa na região, especialmente a posse de armas nucleares por Israel, e o fato de que já existem ameaças de uma guerra total que vise o Irã, consideramos a postergação da conferência como uma séria ameaça à paz no Oriente Médio.

A Conferência é de significado histórico para o futuro da região e para a paz mundial, e precisa, desse modo, ocorrer o mais breve possível.

Dada a natureza crítica da presente ameaça à paz no Oriente Médio,

1) Pedimos com urgência que uma data seja estabelecida pelos convocadores da Conferência, sem demora e publicamente anunciada, mesmo se nem todos os Estados declarem interesse em participar. Definindo a data e enviando os convites, que se aumente a pressão para que todos os Estados atendam-na.

2) Chamamos os patrocinadores da Conferência a ajudarem no processo arbitragem, abstendo-se de qualquer ação que vise isolar qualquer país em particular do processo.

3) Urgimos que todos os Estados que propuseram a conferência, em boa fé e engajamento na discussão, a realizem em espírito de reciprocidade, acomodação e benefício mútuo.

4) Urgimos que todos os Estados do Oriente Médio declarem, sem reservas ou pré-condições, seus compromissos em estabelecer uma zona livre de armas nucleares e de destruição em massa, e trabalhar construtivamente na direção da realização da conferência.

5) Pedimos que se aumente a transparência sobre as armas nucleares e outras armas de destruição em massa na região.

6) Urgimos que a sociedade civil global mobilize a opinião pública, parlamentares e governos em seus países para assegurar a imediata convocação da Conferência e para reconhecer a ideia do Oriente Médio como uma zona livre armas de destruição em massa, como uma alternativa pacífica ao espectro de uma guerra regional.

7) Urgimos que todos os países apoiem um compromisso legal global para banir as armas nucleares.

Assinam:
Socorro Gomes, presidenta do Cebrapaz  

As entidades que quiserem contribuir com assinatura do documento enviem um email para: cebrapaz@uol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s