CMP e Cebrapaz são recebidos por autoridades sírias antes das eleições

Em 1º de junho a presidenta do Conselho Mundial da Paz Socorro Gomes (CMP) e o presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) – DF, Marcos Tenório, reuniram-se com o presidente do Parlamento da Síria, Mohamed Jihad Allahan, e com os juízes da Comissão Judicial Suprema Eleitoral encarregada das votações em todo o país e no exterior. Socorro e Tenório estão na Síria a convite oficial para acompanhar as eleições presidenciais, em 3 de junho.

Socorro Gomes e Marcos Tenório reúnem-se com juízes e Hisham Shar, presidente da Comissão Judicial Suprema Eleitoral da Síria, encarregada de coordenar as eleições presidenciais.Socorro Gomes e Marcos Tenório reúnem-se com juízes e Hisham Shar, presidente da Comissão Judicial Suprema Eleitoral da Síria, encarregada de coordenar as eleições presidenciais. A Síria realiza eleições ainda com o desafio da frente de combate contra o terrorismo, que se espalhou pelo país devido à ingerência estrangeira e o seu respaldo aos grupos armados. “O povo sírio defende-se heroicamente dos ataques criminosos das maiores potências do planeta, que, lideradas pela maior potência bélica, os Estados Unidos da América, deixaram o país destroçado,” disse Socorro Gomes.

 A presidenta do CMP e o representante do Cebrapaz, Marcos Tenório, chegaram à Síria através da fronteira com o Líbano, no sábado (31/5), e foram recebidos por oficiais, com forças de segurança em escolta, devido à instabilidade da região e o contínuo confronto com os paramilitares e com grupos extremistas, cuja atuação já se espalhou pelos países da região.

Em reunião, o presidente do Parlamento, Mohamed Jihad Allahan “agradeceu a presença e o apoio do CMP e do Cebrapaz aos esforços de paz empreendidos pela Síria e pela denúncia que temos feito das agressões imperialistas contra a Síria,” disse Tenório ao Vermelho. Representantes da Venezuela, da Bolívia, do Equador, do Irã, da Rússia e da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) também devem participar da observação eleitoral, completa.

Tenório informou que, no domingo, “também chegaram à Síria 13 representantes de entidades estadunidenses que se opõem à política externa dos EUA, e que vieram prestar solidariedade”, embora parlamentares norte-americanos ou europeus não tenham sido enviados. De acordo com ele, as autoridades com quem já houve encontros saudaram e agradeceram o apoio do CMP e de Socorro Gomes à Síria e ao seu povo, “pelas visitas que ela fez, nos momentos difíceis do combate.”


 

O presidente da Comissão Judicial Suprema Eleitoral, Hisham Shar também agradeceu o apoio do CMP e do Cebrapaz à defesa da soberania da Síria e pela participação enquanto observadores internacionais. Além disso, Socorro e Tenório também reuniram-se com os parlamentares independentes Abdul Salam Dahmoush e Maria Saadeh.

Mais de 15 milhões de sírios devem votar no país, em nove mil mesas e 11 mil urnas, com os votos apurados ainda nos locais, com o acompanhamento de fiscais indicados pelos três candidatos presidenciais, de acordo com a Comissão eleitoral. As votações no exterior aconteceram a partir de 28 de maio, em 43 Embaixadas, com mais de 200 mil inscritos para participar.

A Comissão Judicial Suprema Eleitoral da Síria tem um mandato de quatro anos, com autonomia na gestão e fiscalização das eleições e, na reunião com os representantes do CMP e do Cebrapaz, os juízes explicaram o processo eleitoral e as providências tomadas para assegurar o êxito das votações.

Além dos representantes internacionais que já estão no país árabe, parlamentares de diversos outros países, que participam da 2ª Conferência Internacional pela Paz na Síria, na capital do Irã, Teerã, também são esperados para a observação das eleições.

 Fonte: Portal Vermelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s