Cebrapaz saúda com grande alegria o retorno dos cinco heróis cubanos à ilha revolucionária

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) recebe com regozijo triunfante a notícia, desde a ilha revolucionária de Cuba, de que seus cinco heróis antiterroristas, Gerardo Hernández, René González, Tony Guerrero, Fernando González e Ramón Labañino voltaram para casa.

Depois de 16 anos afastados de seus lares e sua pátria, encarcerados arbitrária e ilegalmente nos Estados Unidos, a libertação dos três restantes patriotas detidos, Tony, Ramón e Gerardo, nesta quarta-feira (17/12), coincide com o compromisso de retomada das relações entre os Estados Unidos e a maior ilha das Antilhas, expresso pelos respectivos presidentes Barack Obama e Raúl Castro.

Movimentos de todo o mundo como o Cebrapaz compartilham com os cubanos a alegria desta notícia, após o empenho em diversas campanhas, marchas e denúncias contra a política estadunidense de agressão a Cuba e detenção dos cinco antiterroristas.

Leia também:
Conselho Mundial da Paz saúda o povo cubano pelo retorno dos seus cinco heróis a Cuba
Cartas dos cinco heróis cubanos em defesa da vida, da paz e da sua pátria

A situação anacrônica e a lógica retrógrada do bloqueio comercial, político e econômico exercido pelo imperialismo estadunidense contra Cuba socialista, evidencia a violação, pelos EUA, do direito dos povos à autodeterminação e à escolha do seu sistema político-econômico. Sabemos que tanto o embargo criminoso imposto pelos Estados Unidos quanto a detenção ilegal dos cinco antiterroristas, em 1998, tiveram motivos puramente políticos de ingerência direta do imperialismo nos assuntos nacionais do povo cubano.

A libertação dos três últimos patriotas presos nos EUA, em troca do agente estadunidense Alan Gross, preso há cinco anos em Cuba, é uma conquista para os movimentos sociais de todo o mundo que continuaram engajados na solidariedade ao heroico povo cubano em mais essa grande e justa causa.

Reiteramos nossa enorme alegria pelo retorno dos patriotas a Cuba e nossa irrestrita solidariedade ao povo cubano no exercício da sua autodeterminação, em prol da paz, do socialismo e da liberdade, contra as políticas agressivas e retrógradas do imperialismo estadunidense. Esperamos que este passo e o anúncio bilateral de compromisso levem à normalização de relações de respeito à soberania cubana, pelo fim do bloqueio e da ingerência agressiva dos EUA.

A Gerardo, René, Tony, Fernando, e Ramón!

Viva o heroico povo cubano!

 

Fotos das ações do Cebrapaz pela libertação dos Cinco Cubanos:

cinco herois ba

cinco herois

cinco herois4

cinco herois5

cinco herois foz1

cinco herois foz

cinco herois ba4

cinco herois ba5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s