Cebrapaz saúda com grande alegria o retorno dos cinco heróis cubanos à ilha revolucionária

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) recebe com regozijo triunfante a notícia, desde a ilha revolucionária de Cuba, de que seus cinco heróis antiterroristas, Gerardo Hernández, René González, Tony Guerrero, Fernando González e Ramón Labañino voltaram para casa.

Depois de 16 anos afastados de seus lares e sua pátria, encarcerados arbitrária e ilegalmente nos Estados Unidos, a libertação dos três restantes patriotas detidos, Tony, Ramón e Gerardo, nesta quarta-feira (17/12), coincide com o compromisso de retomada das relações entre os Estados Unidos e a maior ilha das Antilhas, expresso pelos respectivos presidentes Barack Obama e Raúl Castro.

Movimentos de todo o mundo como o Cebrapaz compartilham com os cubanos a alegria desta notícia, após o empenho em diversas campanhas, marchas e denúncias contra a política estadunidense de agressão a Cuba e detenção dos cinco antiterroristas.

Leia também:
Conselho Mundial da Paz saúda o povo cubano pelo retorno dos seus cinco heróis a Cuba
Cartas dos cinco heróis cubanos em defesa da vida, da paz e da sua pátria

A situação anacrônica e a lógica retrógrada do bloqueio comercial, político e econômico exercido pelo imperialismo estadunidense contra Cuba socialista, evidencia a violação, pelos EUA, do direito dos povos à autodeterminação e à escolha do seu sistema político-econômico. Sabemos que tanto o embargo criminoso imposto pelos Estados Unidos quanto a detenção ilegal dos cinco antiterroristas, em 1998, tiveram motivos puramente políticos de ingerência direta do imperialismo nos assuntos nacionais do povo cubano.

A libertação dos três últimos patriotas presos nos EUA, em troca do agente estadunidense Alan Gross, preso há cinco anos em Cuba, é uma conquista para os movimentos sociais de todo o mundo que continuaram engajados na solidariedade ao heroico povo cubano em mais essa grande e justa causa.

Reiteramos nossa enorme alegria pelo retorno dos patriotas a Cuba e nossa irrestrita solidariedade ao povo cubano no exercício da sua autodeterminação, em prol da paz, do socialismo e da liberdade, contra as políticas agressivas e retrógradas do imperialismo estadunidense. Esperamos que este passo e o anúncio bilateral de compromisso levem à normalização de relações de respeito à soberania cubana, pelo fim do bloqueio e da ingerência agressiva dos EUA.

A Gerardo, René, Tony, Fernando, e Ramón!

Viva o heroico povo cubano!

 

Fotos das ações do Cebrapaz pela libertação dos Cinco Cubanos:

cinco herois ba

cinco herois

cinco herois4

cinco herois5

cinco herois foz1

cinco herois foz

cinco herois ba4

cinco herois ba5

Deixe uma resposta