Pelo fim imediato da perseguição na Turquia e da ofensiva militar contra o povo!

O Conselho Mundial da Paz solidariza-se com o povo turco e o curdo, alvos de uma ofensiva liderada especialmente pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.

Enquanto expressamos nossa solidariedade com o povo na Turquia após os novos e brutais ataques terroristas, condenamos o pretexto criado pelo Governo para atacar o povo curdo. Em vez de comprometer-se com os esforços para combater o terrorismo, encerrando a sua cumplicidade no recrutamento, formação, trânsito e até mesmo no tratamento médico para os membros do chamado “Estado Islâmico” em seu território, o governo turco investe contra o povo.

Os recentes ataques terroristas já foram ligados à organização terrorista, que tem sido fortalecida ao longo do tempo graças às ingerências brutais dos regimes da Turquia, da Arábia Saudita e do Catar, aliados dos EUA neste esforço. Ainda assim, a luta do povo curdo contra a ofensiva do Governo turco é novamente o alvo; vilas e cidades são invadidas por tanques e soldados, e toques de recolher são impostos.

Aqueles condenando esta virulência e exigindo a paz são perseguidos e acusados de ajudar ou “apoiar o terrorismo”. O Governo do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu e o presidente Erdogan, promovendo esta perseguição, são incapazes de proteger o seu povo contra a terrorismo que a sua política ajudou a fortalecer; isto é inaceitável e deve ser condenado internacionalmente.

Somamo-nos e impulsionamos o apelo pela paz e pelo fim da perseguição contra os que promovem a paz na Turquia e no exterior. Exigimos o fim da ofensiva militar contra o povo curdo!

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz

16 de janeiro de 2016

Deixe uma resposta