Cebrapaz reafirma apoio ao diálogo de paz na Colômbia e denuncia a persistência do paramilitarismo

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) vem reafirmar sua solidariedade e firme apoio ao povo colombiano em seu fundamental processo de paz, lançado em 2012, entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).

Recentemente, recebemos também com esperança a abertura do diálogo entre o governo e o Exército de Libertação Nacional (ELN), que vinha se postergando por insistência do governo. Sem a inclusão de todos os atores envolvidos neste conflito de quase seis décadas, não há avanço na construção de uma paz justa e sustentável.

Entretanto, expressamos o nosso repúdio à continuidade da violência. O fim do paramilitarismo, ainda hoje respaldado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, é uma condição fundamental para o avanço dos diálogos, com confiança. Lideranças políticas na linha de frente da luta pelo fim do conflito na Colômbia continuam sendo perseguidas e assassinadas por um violento aparato criminoso sustentado pela oligarquia colombiana.

A ex-senadora Piedad Córdoba, combativa defensora da paz justa na Colômbia, foi vítima de um atentado recente e, por sua luta, reafirmamos nossa solidariedade!

Nosso apoio e solidariedade estendem-se a todos os colombianos mobilizados na exigência do fim do conflito e das condições estruturais que o sustentam, na demanda por transformação, verdade, memória, justiça e paz, com a participação direta e fundamental dos colombianos e das colombianas.

Pela Paz na Colômbia, pela Paz na América Latina!

Socorro Gomes,
Presidenta do Cebrapaz

Deixe uma resposta