Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos manifesta apoio aos brasileiros na luta contra o golpe

Declaração do Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos

O Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos (MovPaz) une sua voz à denúncia regional e mundial contra a grave tentativa de subverter a ordem democrática no Brasil com o golpe em gestação contra a Presidenta Dilma Rousseff, orquestrada pelas forças reacionárias e retrógradas da oligarquia e do capital financeiro brasileiro.

A situação que hoje afronta o povo, o governo e o Partido dos Trabalhadores do Brasil, com esta tentativa golpista, deve ser vista também no contexto da contraofensiva imperialista que pretende reverter os processos políticos progressistas na região e, particularmente, no Cone Sul latino-americano, e voltar a colocar esses países dentro de sua esfera de influência.

A grosseira e ilegal manipulação política da direita, que busca tirar a mandatária do poder mediante um juízo político, é uma manobra espúria que pretende que o Brasil saia da trilha do desenvolvimento e da justiça social iniciada há mais de 10 anos com os governos do Partido dos Trabalhadores, encabeçados por Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma Rousseff. É também uma amostra de que a burguesia, a oligarquia e o império não cessam seus empenhos antidemocráticos e antipopulares, e que são capazes de recorrer aos métodos mais sujos para impor seus ditames.

O MovPaz chama todas as organizações e forças progressistas amantes da paz a se solidarizarem com a luta que hoje desempenha o povo do Brasil, que se mobiliza nas cidades, ruas e praças do país, contra o golpe. É hora de deter a rapacidade imperialista impondo a mais ampla solidariedade e denúncia populares.

Que a reação e o imperialismo saibam que são milhões de pessoas no mundo e em nossa América Latina em particular os que se erguem hoje junto ao nobre e corajoso povo brasileiro e junto à sua Presidenta, na defesa dos mais genuínos interesses e princípios de sua Pátria e da Paz, que hoje se vê ameaçada.

Em momentos tão perigosos para a estabilidade e o futuro político do Brasil e da região, o Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos reitera sua irrestrita solidariedade com o povo trabalhador brasileiro e seus representantes genuínos e expressa um rotundo “Não ao Golpe”.

Havana, 4 de abril de 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s