CMP 70 anos: Diante das ameaças, a luta pela paz se fortalece na unidade

Em 21 de abril, o Conselho Mundial da Paz celebra seus 70 anos de existência. Sempre lutou contra a guerra, denunciou o sistema imperialista e cultivou a solidariedade entre os povos e a unidade com as forças democráticas e amantes da paz. O CMP, as organizações que dele fazem parte e entidades amigas priorizam o fortalecimento da unidade e a amplitude de sua ação para enfrentar as crescentes ameaças, na luta pela paz.

Por Socorro Gomes*

Continue reading “CMP 70 anos: Diante das ameaças, a luta pela paz se fortalece na unidade”

Conselho Mundial da Paz e Federação Mundial da Juventude Democrática visitam a Venezuela; leia a resolução conjunta

O Conselho Mundial da Paz (CMP) e a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) realizaram uma visita conjunta de solidariedade à Venezuela entre os dias 12 e 14 de abril. Ambas as organizações, de longa trajetória anti-imperialista, reuniram-se com entidades populares e partidos venezuelanos e visitaram importantes locais e monumentos, além de se reunirem com o presidente da República Bolivariana, Nicolás Maduro. Leia ao final da matéria a tradução da resolução conjunta adotada pelo CMP e a FMJD.

Continue reading “Conselho Mundial da Paz e Federação Mundial da Juventude Democrática visitam a Venezuela; leia a resolução conjunta”

Aos 70, a OTAN não é aliança defensiva, mas uma declaração de guerra total

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) faz 70 anos em 4 de abril. Após a catástrofe da Segunda Guerra Mundial, os princípios essenciais à construção da paz consolidaram-se na Carta das Nações Unidas. Entretanto, a OTAN edificou-se como motor da guerra das potências ocidentais contra o Comunismo. Finda a Guerra Fria, o bloco não só sobrevive, mas se expande promovendo a militarização global, ameaças e agressões. Sua presença na América Latina reforça o alerta.

Por Moara Crivelente*

Resultado de imagem para nato troops

Continue reading “Aos 70, a OTAN não é aliança defensiva, mas uma declaração de guerra total”

Conferência sobre os 20 anos da ofensiva da OTAN na Sérvia emite declaração contra a militarização e pela paz

Em 22 e 23 de março, a capital da Sérvia, Belgrado, acolheu a Conferência Internacional “Paz e Prosperidade contra a Guerra e a Pobreza”, no âmbito do 20º aniversário da ofensiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a ex-Iugoslávia. Entidades sérvias como o Fórum de Belgrado por um Mundo de Iguais organizaram o evento com o apoio do Conselho Mundial da Paz. Cerca de 200 convidados, entre parlamentares, pesquisadores e entidades solidárias de 35 países participaram (clique aqui para ler a matéria) e emitiram uma declaração política de compromisso contra a guerra, o intervencionismo e as ocupações militares, pela soberania das nações, a cooperação e a paz. Leia a seguir:

dav
Participantes dos eventos em Belgrado prestam homenagem às vítimas da agressão da OTAN

Continue reading “Conferência sobre os 20 anos da ofensiva da OTAN na Sérvia emite declaração contra a militarização e pela paz”

Descolonização do Saara Ocidental: Uma perspectiva saaráui da solução

A ocupação marroquina do Saara Ocidental continua sendo o último caso de descolonização da África. O exército marroquino invadiu o território em 31 de outubro de 1975 apesar de uma clara decisão emitida pelo Tribunal Internacional de Justiça poucos dias antes, em 16 de outubro do mesmo ano.[1] Em 6 de novembro de 1975, o Marrocos organizou o que chamou de “Marcha Verde” para oficialmente invadir o norte do Saara Ocidental, levando 350 mil colonos marroquinos para o território, com a cumplicidade da Espanha, a potência colonial no território desde 1884.

Por Malainin Lakhal*

Continue reading “Descolonização do Saara Ocidental: Uma perspectiva saaráui da solução”

Socorro Gomes: Demandamos rechaço internacional inequívoco à decisão de Trump sobre as Colinas de Golã sírias

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, emitiu nesta terça-feira (26) nota de repúdio à ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que reconhece a soberania israelense sobre o território sírio ocupado por Israel desde 1967, as Colinas de Golã. Trump oficializou o reconhecimento de forma unilateral e ilegítima na segunda (25), mais uma de várias medidas ofensivas contra a Síria às quais o movimento internacional da paz tem se oposto resolutamente. Leia a nota de Socorro a seguir:

Resultado de imagem para syria golan

Continue reading “Socorro Gomes: Demandamos rechaço internacional inequívoco à decisão de Trump sobre as Colinas de Golã sírias”

Nos 20 anos da ofensiva da OTAN, entidades abordam repercussões e luta pela paz em conferência na Sérvia

O Fórum de Belgrado por um Mundo de Iguais, o Clube de Generais e Almirantes da Sérvia e a Sociedade Sérvia de Anfitriões organizaram eventos de grande relevo em Belgrado, em 22 e 23 de março, para registrar o 20º aniversário da agressão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a ex-Iugoslávia. O Conselho Mundial da Paz (CMP) participou com delegações de mais de 10 entidades membros –como o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). A presidenta Socorro Gomes fez contundente denúncia da agressão, assim como o secretário-geral Thanassis Pafilis e demais membros.

Continue reading “Nos 20 anos da ofensiva da OTAN, entidades abordam repercussões e luta pela paz em conferência na Sérvia”

Secretariado do Conselho Mundial da Paz reúne-se na Sérvia e discute plano de ação

O Secretariado do Conselho Mundial da Paz, que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) integra, reuniu-se em Belgrado, Sérvia, em 21 e 24 de março, quando participou também, em 22 e 23 de março, dos eventos sobre o 20º aniversário da agressão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra o país. A atualização do plano de ação do CMP esteve na agenda, assim como o acompanhamento da situação nas diferentes regiões.

Continue reading “Secretariado do Conselho Mundial da Paz reúne-se na Sérvia e discute plano de ação”

Cebrapaz repudia reconhecimento das Colinas sírias do Golã como território de Israel por Trump

O reconhecimento unilateral e ilegal, pelos Estados Unidos, da soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, território da Síria, não passa de mais uma decisão ofensiva do presidente Donald Trump, assinada nesta segunda-feira (25). O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), por isso, repudia contundentemente e alerta para o risco de tal medida ilegítima, a curto e longo prazo.

Continue reading “Cebrapaz repudia reconhecimento das Colinas sírias do Golã como território de Israel por Trump”

Paranaenses promovem debate sobre a Venezuela com Breno Altman e Roberto Requião

O Comitê pela Paz e Autodeterminação do Povo Venezuelano realizou nesta quarta-feira (27), em Curitiba, uma palestra com o jornalista e editor do portal Opera Mundi, Breno Altman, e com o ex-senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), através do seu núcleo do Paraná, é cofundador do Comitê.

Continue reading “Paranaenses promovem debate sobre a Venezuela com Breno Altman e Roberto Requião”

Contra ameaças imperialistas e golpistas, apoio resoluto ao povo venezuelano na defesa da paz soberana

Para leer en español, pulse aquí

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) volta a condenar as ameaças do governo dos EUA e de seus aliados na região contra a Venezuela e repudia a participação do Brasil nesta farsa. As ações desestabilizadoras dos golpistas e do imperialismo estadunidense intensificam a crise para derrubar governo do presidente Nicolás Maduro, enquanto o governo de Donald Trump toma medidas coercivas impondo sanções que afetam o povo venezuelano e ameaçando com uma criminosa agressão militar.

Continue reading “Contra ameaças imperialistas e golpistas, apoio resoluto ao povo venezuelano na defesa da paz soberana”

Impedir a guerra, defendendo a paz e a solidariedade com o povo venezuelano

No momento dramático em que o perigo de guerra se abate sobre a América Latina, as forças da paz e da solidariedade rechaçam a brutal ofensiva desencadeada pelo imperialismo estadunidense contra a Revolução Bolivariana da Venezuela e o governo legítimo liderado pelo presidente Nicolás Maduro.

Por Socorro Gomes*

Continue reading “Impedir a guerra, defendendo a paz e a solidariedade com o povo venezuelano”

Jovem saaráui imola-se em protesto contra ocupação marroquina

Um jovem saaráui, Ahmed Salem Lemghaimad, foi declarado morto nesta quarta-feira (6), poucos dias após ter ateado fogo ao próprio corpo. Ahmed, de 24 anos de idade, imolou-se no sábado (2), na fronteira de Gargarat entre o território do Saara Ocidental ocupado pelo Reino do Marrocos, a porção liberada pelos saaráuis em quase duas décadas de luta armada, e a Mauritânia.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Continue reading “Jovem saaráui imola-se em protesto contra ocupação marroquina”

Comitê venezuelano de solidariedade internacional apela à defesa da República Bolivariana contra a agressão

O Comitê de Solidariedade Internacional (COSI), da Venezuela, entidade amiga do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos de Luta pela Paz (Cebrapaz) que integra o Conselho Mundial da Paz, emitiu nesta quarta-feira (30) contundente apelo pela defesa da Venezuela, da democracia e da sua soberania. A entidade denuncia o intento de golpe de Estado encabeçado pelo deputado Juan Guaidó, mas enfatiza o papel essencial do imperialismo estadunidense e europeu, alertando para o risco de uma agressão militar. Leia a tradução da nota a seguir: cosi-diadeac3a7c3a3omundialvenezuela Continue reading “Comitê venezuelano de solidariedade internacional apela à defesa da República Bolivariana contra a agressão”

Consejo Mundial de la Paz: Declaración de condena del intento de derrocar al gobierno venezolano

El Consejo Mundial de la Paz (CMP) expresa su categórica y vehemente condena del intento de derrocar al gobierno legítimamente elegido y al presidente de la República Bolivariana de Venezuela Nicolás Maduro.

Continue reading “Consejo Mundial de la Paz: Declaración de condena del intento de derrocar al gobierno venezolano”